Pela primeira vez, o treinador notou o futuro campeão, Ítalo Ferreira, ainda em 2007, quando ainda era um adolescente. Passaram-se desde então doze anos, durante os quais Luís Campos preparou diligentemente o atleta para futuros triunfos. E agora ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o ouro no surf nas Olimpíadas de Tóquio.
O primeiro lugar do seu país no quadro dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi uma surpresa absoluta para Ferreiro. O surfista de 27 anos venceu o japonês Kanoa Igarashi para registrar seu triunfo na manhã de terça-feira.
Em algum momento, havia a possibilidade de dois representantes do Brasil se encontrarem na final ao mesmo tempo, mas Gabriel Medina, bicampeão detentor do título, voou para a ½ final e depois perdeu a chance de ficar com o terceiro lugar, que foi tirado dele no último momento por um surfista australiano Owen Wright.
Mas o fato de os brasileiros ficarem chateados por não terem conseguido 2 títulos de campeonato de uma só vez, só fala de como esse país passou a dominar o mundo do surf profissional.